Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de junho, 2024

Pasteis de Maçã e Canela em Massa Tenra

Estes pasteis foram uma verdadeira surpresa. Confesso que nunca tinha usado massa tenra e andava á algum tempo para experimentar. Maças e canela são sempre o casamento perfeito, e com massa tenra foi a cereja no topo do bolo. Uns pasteis de fácil confeção e carregados de sabor. Ingredientes: 5 maçãs (eram pequenas) cortadas aos cubinhos Canela e açúcar a gosto (não coloquei açúcar) 1 chávena de chá de aveia 1 colher de sopa de chia 1 embalagem de massa tenra (usei @pastadodia) Água se necessário Peras de caju picadas Leite Preparação: Num tachinho coloque as maças, aveia, chia, canela e leve ao lume médio. Caso ache necessário coloque um pouco de água ( coloquei 3 colheres de sopa, mas vai depender da humidade da maçã e do grão da aveia). Assim que as maças amolecerem um pouco e a água estiver absorvida, coloque cerca de uma colher de sopa do preparado na massa tenra e feche com a ajuda de um garfo. Pré aqueça o forno a 180º. Coloque os pasteis numa forma forrada com papel vegetal, pin

Bombons saudáveis

  Estes bombons são deliciosos e com ingredientes maravilhosos. Sem adição de açucares e deliciosos. Ingredientes: - 200gr de tâmaras sem caroço - 6 bolachas de arroz - 1 colher de sopa de farinha de alfarroba - 1 colher de sopa de sementes de chia - 200gr de chocolate preto (70%) - 1 colher de sopa de manteiga de amendoim - Água qb O processo é bastante fácil, e para isso basta ter uma picadora. Coloque todos osa ingredientes na picadora (á exceção da água) e pique muito bem. Caso ainda não tenha uma consistência moldável, adicione um pouquinho de água e triture novamente. Molde pequenas bolas e leve ao frio. Entretanto derreta o chocolate em banho maria (pode usar o micro ondas), e banhe cada bola. Salpique com sementes (usei amêndoa, sésamo, pevide, sultana e girassol). leve ao frio cerca de 10 minutos para firmar e desfrute! Pode guardar no frio dentro de uma caixa e deliciar-se quando quiser.

Peixinhos da Horta

Um petisco bem português e que quase todos já fizemos em casa. O polme pode ser feito de inúmeras maneiras mas o resultado fica sempre delicioso.  Feijão Verde Polme: 125 gr de farinha com fermento 2 ovos Sal e pimenta qb 1 colher de sopa de azeite 100ml de leite Preparação: Comecei por juntar farinha, ovos, azeite, sal e pimenta. Misturei bem e adicionei o leite. Adicionei os ovos um a um, misturando em cada adição e deixei repousar a massa durante 30 minutos. Escaldei os feijões verdes cerca de 3 minutos, passei por água fria e escorri bem. Coloquei óleo em uma frigideira e deixei aquecer. Passei o feijão verde um a um pelo polme e fritei. Ficam crocantes e deliciosos!!!!

Pudim de Ovos

   Um clássico que sabe sempre bem!  Ingredientes: 12 ovos inteiros 1 caneca de chá de açúcar Raspa de Limão 1 litro de leite meio gordo Comecei por pré aquecer o forno a 180 graus e untar uma forma de buraco com caramelo. Na liquidificadora, juntei todos os ingredientes e bati muito bem. Coloquei a forma redonda dentro de uma forma rectangular. Verti o preparado na forma redonda e coloquei água a ferver no tabuleiro rectangular, fazendo assim um banho Maria. Levei ao forno cerca de 45 minutos, ou até fazer o teste do palito e que este saia limpo. Deixar arrefecer e levei ao frio no mínimo 3 horas. Simples, leve e muito saboroso!

Tarte Flan

  Esta tarte é deliciosa. Não é de nata mas leva natas. É confecionada rapidamente e é muito boa. Ingredientes: 4 ovos 2 colheres de sopa de amido de milho 500ml de leite morno 200ml de natas 2 colheres de sopa de açúcar Aroma de limão 1 base massa folhada Comecei por colocar a massa folhada em uma tarteira, picar como garfo e reservei. Pré aqueci o forno a 180º. Em uma taça coloquei todos os ingredientes á exceção do leite. Misturei muito bem e com a vara de arames, fui adicionando o leite aos poucos. Coloquei a mistura em um tacho e levei ao lume mexendo sempre até engrossar. Coloquei o creme na tarteira e levei ao forno até dourar (no meu forno cerca de 30 a 40 minutos).

Chips e Bacalhau

Esta refeição surgiu, porque queria uma refeição com bacalhau e que levasse batata. Mas como só tinha batata pré frita, usei a imaginação e o resultado foi muito saboroso! Ingredientes 1 saco de caldeirada de bacalhau 4 tomates 1 cebola grande laminada 1 c. Sobremesa de massa de alho 1 chávena de favas (usei congeladas) 1 chávena de milho ( usei congelado) Paprica fumada 1 fio de azeite Sal e pimenta qb Manjericão Batata pré frita Ervas de Provença Ovo cozido Numa frigideira coloquei um fio de azeite. Cobri com a cebola, e seguidamente o tomate cortado ás rodelas. Temperei com a massa de alho e  pimenta. Coloquei  as favas e o milho por cima e depois cobri com os bocados de bacalhau por cima. Salpiquei com sal, paprica e tapei e deixei cozinhar em lume brando. Entretanto, coloquei as batatas fritas em um tabuleiro e temperei com sal e ervas de Provença. Levei ao forno até dourarem. Servi o bacalhau em cama de batata e adicionei ovo cozido no topo. Adornei com folhas frescas de manjeric

Hambúrguer "Fim de Ciclo"

As saudades que eu tinha de um belo hambúrguer artesanal, suculento e DELICIOSO! Ingredientes: - Pão Brioche XXL Bimbo - Molho para Batatas ( usei do Inter) - Molho Barbecue (usei do inter) - Rebentos de Feijão Mungo - Ovo - Rodelas de Pepino (3 por hamb.) - Rodelas de Tomate ( 2 por hamb.) - Mistura de salada ( usei couve roxa, rúcula, alface e cenoura ralada) - Hambúrguer de Bovino 150gr ( tenha a atenção que a carne faz o hambúrguer. Escolha uma boa carne, de  boa qualidade) - Sal e Pimenta - Cheedar ( 2 fatias por hamb.) Montagem: Torre ligeiramente o pão numa frigideira. Na chapa, unte MUITO LIGEIRAMENTE com óleo e deixe aquecer. Coloque os hambúrgueres e tempere com sal e pimenta. Após 3 minutos, vire-os, cubra com o queijo e cubra os hambúrgueres por 2 minutos ( caso goste da carne bem passada, deixe mais tempo). Na base do pão, coloque 1 colher de sobremesa de molho de batata. Cubra com a mistura de salada, o tomate e o pepino. Coloque a carne de hambúrguer. Por cima rebentos d

Entrada de Camenbert

Esta maravilha, para além de se fazer num ápice, fica super apetitosa e faz uma entrada maravilhosa. Ingredientes: - 1 Camenbert - 1 fio de Azeite (pode substituir por mel) - Nozes - Frutos secos a gosto (usei uma mistura de amêndoa palitada, sultanas e pevide) - Oregãos Basta colocar o queijo numa taça que possa ir ao forno. Dê alguns golpes formando pequenos quadrados, mas sem chegar ao fundo do queijo. Salpique com os frutos secos e os orégãos, um fio de azeite e leve ao forno entre 15 a 20 minutos a 180º. Sirva com tostinhas ou então faça como eu, e sirva com pão sírio com alho.  

Tranças de Iogurte

Massa de Levedação: - 200ml de leite morno - 1 colher de sopa de açúcar - 1 Pacotinho de fermiplan - 1 colher de sopa de farinha Junte todos os ingredientes, misture, cubra e deixe descansar 15 minutos. Massa: - 2 ovos - 100gr de açúcar - 80gr de margarina derretida - 600 gr de farinha T55 Coloque os ingredientes numa taça e envolva. Adicione a massa de levedação e misture novamente. Coloque a massa na máquina de fazer pão ( pode usar um robot de cozinha) e deixe mexer cerca de 10 a 15 minutos. Após esse tempo, deixe levedar durante 2 horas. Estique a massa com cerca de 3 centímetros com  a ajuda do rolo da massa. Corte várias tiras e faça tranças com elas. Coloque em tabuleiros forrados com papel vegetal e pincele com gema de ovo batida e salpique com açúcar e canela. Leve ao forno pré aquecido a 190º. No meu forno demoraram cerca de 30 minutos. Tudo dependerá da potencia do forno e do tamanho das tranças. Fofas e deliciosas!!  

Mini Tortas de Cenoura

Estas tortinhas são deliciosas! Húmidas, saborosas e tentadoras. Ingredientes: - 600gr de cenoura cozida e escorrida - 4 ovos  - 150gr de açúcar - Raspa de 1 Laranja - 150gr de farinha Comecei por cozer as cenouras. Depois deixei escorrer e arrefecer por completo. Pré aqueci o forno a 190º e forrei uma forma retangular com papel vegetal. No liquidificador, coloquei todos os ingredientes e misturei muito bem. Verti na forma e levei ao forno cerca de 35 minutos. O tempo no forno depende da potencia de cada forno, bem como a consistência desejada.  Virei com cuidado a forma para um pano polvilhado com açúcar, retirei o papel  e fui enrolando. Deixei a torta arrefecer enrolada no pano e depois cortei em tortinhas com cerca de 5 centímetros. Esta torta fica húmida no ponto. Ótima comida assim e deliciosa com um fio de chocolate!