Avançar para o conteúdo principal

Trança de Amoras

Gostei tanto da massa desta receita que tive de repetir, mas desta vez com uma compota de amora no seu interior. Como tenho bastante amoras, fiz doce. Como essa mesma compota recheei esta bela massa brioche e ficou divinal.

Ingredientes Para a Massa:
- 450 gramas de farinha T55
- 15 gramas de fermento de fresco
- 200ml de leite morno
- 1 colher de sopa de manteiga derretida
- 2 ovos
- 1 pitada de sal
- 100 gramas de açúcar

Recheio
- Doce de Amora ( 1kl de amoras, sumo de limão e 100gramas de açucar)

Calda:
- 1\2 copo de leite morno
- 2 colheres de sobremesa de Goiabada

Desta vez fiz a massa com a ajuda da minha maquina de fazer pão. 
Em uma taça coloquei a farinha, açúcar, sal e envolvi. No copo do leite morno coloquei o fermento e a manteiga. Mexi bem e reservei. Coloquei os 2 ovos na massa e envolvi. Adicione por fim o leite e envolvi a massa até não ter vestígios de farinha seca. Coloquei a massa na máquina de fazer pão no programa de amassar e após o programa terminar, coloquei numa taça a levedar durante uma hora.
Estendi a massa em uma forma retangular e coloquei em metade dela o doce de  Amora. Dobrei a massa cobrindo o doce com massa. cortei em 3 e entrancei a massa. Coloquei a massa em um tabuleiro forrado com papel vegetal, cobri com algumas amoras e deixei levedar mais 30 minutos. Pré aqueci o forno a 180 graus e preparei a calda. Dissolvi a Goiabada no leite morno e após a massa levedar, reguei a trança e levei ao forno cerca de 35 a 40 minutos.

Mais uma vez uma massa super fofinha e viciante. Bom proveito!



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tranças de Iogurte

Massa de Levedação: - 200ml de leite morno - 1 colher de sopa de açúcar - 1 Pacotinho de fermiplan - 1 colher de sopa de farinha Junte todos os ingredientes, misture, cubra e deixe descansar 15 minutos. Massa: - 2 ovos - 100gr de açúcar - 80gr de margarina derretida - 600 gr de farinha T55 Coloque os ingredientes numa taça e envolva. Adicione a massa de levedação e misture novamente. Coloque a massa na máquina de fazer pão ( pode usar um robot de cozinha) e deixe mexer cerca de 10 a 15 minutos. Após esse tempo, deixe levedar durante 2 horas. Estique a massa com cerca de 3 centímetros com  a ajuda do rolo da massa. Corte várias tiras e faça tranças com elas. Coloque em tabuleiros forrados com papel vegetal e pincele com gema de ovo batida e salpique com açúcar e canela. Leve ao forno pré aquecido a 190º. No meu forno demoraram cerca de 30 minutos. Tudo dependerá da potencia do forno e do tamanho das tranças. Fofas e deliciosas!!  

Folar e Folar de Maçã

      Folar é uma tradição na Páscoa, como o Bolo Rei no Natal ou as merendeiras no Dia dos Santos. São daquelas tradições tão boas e que não podem faltar á mesa nesses dias. Confesso que a última vez que fiz folares deve ter sido á uma década, mas este ano tinha mesmo de fazer. Pesquisei algumas receitas e queria uma receita fofinha e não aquele folar mais seco. Quando vi o folar do @paulo_rocha.77 fiquei com água na boca. Inspirei-me na receita dele mas com algumas alterações, porque queria muito fazer um folar com puré de maça e com laranja! Mas, vamos á receita. Ingredientes: 700gr farinha s/fermento 150gr açucar 1 saqueta de 10 gramas de fermiplan Sumo e raspa de 2 laranjas 1 Colher de sopa bem cheia de manteiga Canela 150ml de leite morno 1 pitada de Sal 3 ovos + os ovos para cozer Puré de Maçã: - 5 maçãs pequenas descascadas e sem caroço - canela a gosto Cozer, escorrer e triturar com a canela Preparação: Comecei por cozer os ovos com casca de cebola para ficarem com a casca av

Charlotte de Coco

A charlotte é uma sobremesa moldada e cilíndrica com cerca de 10 cm de altura, feita com uma base de biscoitos Champagne ou fatias de pão ou de um pão de ló, cujo centro é guarnecido com frutas e creme. Mesmo sendo umas das sobremesas mais populares da França, a Charlotte é uma sobremesa de origem inglesa. Inventada no início do século XIX, em homenagem à esposa do rei George III, a princesa Charlotte, avó da rainha Vitória. Ingredientes: - 3 embalagens de palitos de champagne - 400ml de natas frescas - 1\3 de uma lata de leite condensado (usei do Lidl) - 1 iogurte proteico de coco (usei do Lidl) - 7 folhas de gelatina - 150 gr de coco ralado - 1 caneca de leite morno ( aromatizei com baunilha) Preparação: Forrei uma forma de aro amovível com 22 cm de diâmetro, com papel vegetal. Fundo e laterais. Cortei uma das pontas arredondadas dos palitos e reservei-as. Passei cada palito pela mistura de leite e fui forrando as laterais e o fundo da mesma. Coloquei as folhas de gelatina em água fr