Avançar para o conteúdo principal

Pasteis de Nata



Quando vi esta receita no @paulo_rocha.77, com um vídeo bem explicativo, guardei logo para depois colocar em prática. 
Fiz pequenas alterações, mas o resultado é muito bom. 
Não fica os típicos pasteis de nata, mas são deliciosos, desaparecem num àpice e cumprem muito bem o propósito. 
Muito obrigada pela partilha Paulo Rocha!!! 

 Ingredientes
1 massa folhada retangular (usei de compra)

150gr de açúcar
1/2 colher de sopa de amido
1/2 colher de sopa de farinha
250ml de leite
175ml de agua
Casca de 1 limao
1 pau de canela
6 gemas de ovo (usei 5 caseirinho)

Preparação
Comecei por abrir a massa folhada do papel vegetal. Enrolei-a e cortei tiras com cerca de 1,5cm. Untei as formas com um pouco de manteiga, coloquei um pedaço de massa folhada e com os dedos estiquei a massa dentro de cada forminha até ficarem bem distribuídas.
Em um tacho, coloquei o açúcar, limão, pau de canela e a água e levei ao lume, deixando ferver cerca de 5 minutos.
Em outro tacho, coloquei o leite e as farinhas bem diluído e levei ao lume sempre a mexer. Assim que começou a engrossar retirei do lume, e adicionei a calda de açúcar sempre a mexer (já sem o limão e a canela). Por fim, adicionei as 6 gemas previamente batidas e envolvi tudo muito bem.

Verti o preparado nas for ninhas e coloquei no forno pré aquecido a 180º, até dourar em.





Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pão em forma de Bolo Inglês

Com vontade de lanchar um pãozinho quentinho, acabadinho de sair do forno...mas sem possibilidade de amassar a massa á mão, fui buscar a minha em velhinha máquina de fazer pão. Ela ajudou a amassar e a levedar, mas pode amassar á mão se preferir ou usar outro robot de cozinha. Ingredientes: 500gr de farinha T55 300ml de água morna 12gr de fermento de padeiro fresco 10gr de sal (usei grosso) Com a água morna, adicionei o fermento e envolvi bem. Cuidado com a temperatura da água, se tiver muito quente, pode "matar" o fermento. Coloquei a água na cuba da máquina, adicionei a farinha e o sal e deixei no programa amassar. Na minha máquina são 14 minutos. Findo esse tempo, deixei a massa levedar dentro da máquina cerca de 1 hora. Coloquei a massa numa forma  de bolo inglês enfarinhada  e levei ao forno pré aquecido a 200º. No meu forno cozeu em cerca de 45 minutos. Crosta crocante e um interior fofinho bem delicioso!

Folar e Folar de Maçã

      Folar é uma tradição na Páscoa, como o Bolo Rei no Natal ou as merendeiras no Dia dos Santos. São daquelas tradições tão boas e que não podem faltar á mesa nesses dias. Confesso que a última vez que fiz folares deve ter sido á uma década, mas este ano tinha mesmo de fazer. Pesquisei algumas receitas e queria uma receita fofinha e não aquele folar mais seco. Quando vi o folar do @paulo_rocha.77 fiquei com água na boca. Inspirei-me na receita dele mas com algumas alterações, porque queria muito fazer um folar com puré de maça e com laranja! Mas, vamos á receita. Ingredientes: 700gr farinha s/fermento 150gr açucar 1 saqueta de 10 gramas de fermiplan Sumo e raspa de 2 laranjas 1 Colher de sopa bem cheia de manteiga Canela 150ml de leite morno 1 pitada de Sal 3 ovos + os ovos para cozer Puré de Maçã: - 5 maçãs pequenas descascadas e sem caroço - canela a gosto Cozer, escorrer e triturar com a canela Preparação: Comecei por cozer os ovos com casca de cebola para ficarem com a casca av

Tarte 2 Leites

Esta tarte surgiu de uma junção de ingredientes para dar uso a uma base de massa folhada. E que maravilha de combinação de sabores! Ficou deliciosa! Ingredientes: - 300 ml de leite soja sabor baunilha - 500 ml de leite meio gordo - 1 colher de sopa de creme vegetal - 5 colheres de sopa de açúcar branco - Tiras de casca de meio limão - Sumo de 1\2 limão - 4 ovos inteiros - 1 base de massa folhada - 1 colher de sobremesa de canela Comecei por adicionar a maizena aos leites até dissolver bem. Adicionei os restantes ingredientes envolvendo bem e levei ao lume até engrossar. Retirei as cascas de limão e verti o preparado sobre a massa folhada forrada em uma tarteira de vidro, com o papel vegetal. Levei ao forno cerca de 35 minutos a 190º até ficar bem douradinha. Deixei arrefecer bem, desenformei e levei ao frio. Fica cremosa, aromática e soberba acompanhada com uma bola de gelado e açúcar em pó. Bom apetite!