Avançar para o conteúdo principal

Pão de Ló com Semifrio de Speculos


Este bolo fica muito fofinho e docinho na medida certa!
A massa fofa, o semifrio com speculos e a terminar um caramelo maravilhoso com nozes torradas.

Bolo
5 gemas
5claras
1/2 chávena de açúcar
1 chávena e 1/2 farinha
1 colher de sobremesa de fermento

Semifrio
400ml de natas
5 folhas de gelatina
2 colheres de sopa de creme speculos

Caramelo com Noz
150 gramas de açúcar
100gramas de nozes
1 colher de sopa de manteiga
20ml de leite

Preparação:
Comecei por forrar uma forma sem buraco com papel vegetal.
Bati as claras em castelo e reservei.
Bati as gemas com o açucar, até ficar um creme fofo. Adicionei a farinha e o fermento, envolvi bem e depois cuidadosamente envolvi as claras em castelo na massa. Com o fuet de movimento de baixo para cima. Verti a massa na forma e levei ao forno a 180º.
Retirei o bolo do forno e deixei arrefecer completamente.

Para o Semifrio, hidratei as folhas de gelatina em água á temperatura ambiente. Após hidratadas, escorri o excesso de água e levei ao micro ondas apenas até ficar diluído.
Batia as natas com o speculos e adicionei a gelatina envolvendo tudo.
Verti o preparado por cima do bolo e levei ao frio cerca de 2 horas.

Após o semifrio estar bem consistente, preparei o caramelo. Coloquei as nozes numa frigideira, deixei torrar ligeiramente e reservei. Para o caramelo, coloquei o açúcar em uma frigideira e deixei o açúcar derreter com o lume no mínimo, com o cuidado de não deixar queimar. Adicionei as nozes, a manteiga envolvi e depois o leite. Assim que tinha consistência desejada, desliguei e deixei arrefecer ligeiramente e verti o caramelo por cima.
Pode comer de imediato ou levar ao frio, ficando o caramelo com mais consistência.





 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pão em forma de Bolo Inglês

Com vontade de lanchar um pãozinho quentinho, acabadinho de sair do forno...mas sem possibilidade de amassar a massa á mão, fui buscar a minha em velhinha máquina de fazer pão. Ela ajudou a amassar e a levedar, mas pode amassar á mão se preferir ou usar outro robot de cozinha. Ingredientes: 500gr de farinha T55 300ml de água morna 12gr de fermento de padeiro fresco 10gr de sal (usei grosso) Com a água morna, adicionei o fermento e envolvi bem. Cuidado com a temperatura da água, se tiver muito quente, pode "matar" o fermento. Coloquei a água na cuba da máquina, adicionei a farinha e o sal e deixei no programa amassar. Na minha máquina são 14 minutos. Findo esse tempo, deixei a massa levedar dentro da máquina cerca de 1 hora. Coloquei a massa numa forma  de bolo inglês enfarinhada  e levei ao forno pré aquecido a 200º. No meu forno cozeu em cerca de 45 minutos. Crosta crocante e um interior fofinho bem delicioso!

Folar e Folar de Maçã

      Folar é uma tradição na Páscoa, como o Bolo Rei no Natal ou as merendeiras no Dia dos Santos. São daquelas tradições tão boas e que não podem faltar á mesa nesses dias. Confesso que a última vez que fiz folares deve ter sido á uma década, mas este ano tinha mesmo de fazer. Pesquisei algumas receitas e queria uma receita fofinha e não aquele folar mais seco. Quando vi o folar do @paulo_rocha.77 fiquei com água na boca. Inspirei-me na receita dele mas com algumas alterações, porque queria muito fazer um folar com puré de maça e com laranja! Mas, vamos á receita. Ingredientes: 700gr farinha s/fermento 150gr açucar 1 saqueta de 10 gramas de fermiplan Sumo e raspa de 2 laranjas 1 Colher de sopa bem cheia de manteiga Canela 150ml de leite morno 1 pitada de Sal 3 ovos + os ovos para cozer Puré de Maçã: - 5 maçãs pequenas descascadas e sem caroço - canela a gosto Cozer, escorrer e triturar com a canela Preparação: Comecei por cozer os ovos com casca de cebola para ficarem com a casca av

Tarte 2 Leites

Esta tarte surgiu de uma junção de ingredientes para dar uso a uma base de massa folhada. E que maravilha de combinação de sabores! Ficou deliciosa! Ingredientes: - 300 ml de leite soja sabor baunilha - 500 ml de leite meio gordo - 1 colher de sopa de creme vegetal - 5 colheres de sopa de açúcar branco - Tiras de casca de meio limão - Sumo de 1\2 limão - 4 ovos inteiros - 1 base de massa folhada - 1 colher de sobremesa de canela Comecei por adicionar a maizena aos leites até dissolver bem. Adicionei os restantes ingredientes envolvendo bem e levei ao lume até engrossar. Retirei as cascas de limão e verti o preparado sobre a massa folhada forrada em uma tarteira de vidro, com o papel vegetal. Levei ao forno cerca de 35 minutos a 190º até ficar bem douradinha. Deixei arrefecer bem, desenformei e levei ao frio. Fica cremosa, aromática e soberba acompanhada com uma bola de gelado e açúcar em pó. Bom apetite!