Avançar para o conteúdo principal

Charlotte de Coco



A charlotte é uma sobremesa moldada e cilíndrica com cerca de 10 cm de altura, feita com uma base de biscoitos Champagne ou fatias de pão ou de um pão de ló, cujo centro é guarnecido com frutas e creme.
Mesmo sendo umas das sobremesas mais populares da França, a Charlotte é uma sobremesa de origem inglesa.
Inventada no início do século XIX, em homenagem à esposa do rei George III, a princesa Charlotte, avó da rainha Vitória.

Ingredientes:
- 3 embalagens de palitos de champagne
- 400ml de natas frescas
- 1\3 de uma lata de leite condensado (usei do Lidl)
- 1 iogurte proteico de coco (usei do Lidl)
- 7 folhas de gelatina
- 150 gr de coco ralado
- 1 caneca de leite morno ( aromatizei com baunilha)

Preparação:
Forrei uma forma de aro amovível com 22 cm de diâmetro, com papel vegetal. Fundo e laterais.
Cortei uma das pontas arredondadas dos palitos e reservei-as. Passei cada palito pela mistura de leite e fui forrando as laterais e o fundo da mesma.
Coloquei as folhas de gelatina em água fria para hidratarem. Após estarem amolecidas, escorri e levei ao micro ondas apenas uns segundos para derreterem.
Na batedeira coloquei as natas frias, iogurte e leite condensado e bati até obter um creme.
Adicionei a gelatina e metade do coco ralado e bati mais um pouco.

Verti metade do preparado na forma. Em cima do creme coloquei as pontas dos palitos que tinha reservado. Cobri com o restante creme e levei ao frio.
Em uma frigideira, coloquei o restante coco e torrei ligeiramente para colocar em cima da charlotte.
Deixe a charlotte no frio no mínimo 3 horas, depois saboreei esta maravilha cheia de sabor e frescura!




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Pão em forma de Bolo Inglês

Com vontade de lanchar um pãozinho quentinho, acabadinho de sair do forno...mas sem possibilidade de amassar a massa á mão, fui buscar a minha em velhinha máquina de fazer pão. Ela ajudou a amassar e a levedar, mas pode amassar á mão se preferir ou usar outro robot de cozinha. Ingredientes: 500gr de farinha T55 300ml de água morna 12gr de fermento de padeiro fresco 10gr de sal (usei grosso) Com a água morna, adicionei o fermento e envolvi bem. Cuidado com a temperatura da água, se tiver muito quente, pode "matar" o fermento. Coloquei a água na cuba da máquina, adicionei a farinha e o sal e deixei no programa amassar. Na minha máquina são 14 minutos. Findo esse tempo, deixei a massa levedar dentro da máquina cerca de 1 hora. Coloquei a massa numa forma  de bolo inglês enfarinhada  e levei ao forno pré aquecido a 200º. No meu forno cozeu em cerca de 45 minutos. Crosta crocante e um interior fofinho bem delicioso!

Folar e Folar de Maçã

      Folar é uma tradição na Páscoa, como o Bolo Rei no Natal ou as merendeiras no Dia dos Santos. São daquelas tradições tão boas e que não podem faltar á mesa nesses dias. Confesso que a última vez que fiz folares deve ter sido á uma década, mas este ano tinha mesmo de fazer. Pesquisei algumas receitas e queria uma receita fofinha e não aquele folar mais seco. Quando vi o folar do @paulo_rocha.77 fiquei com água na boca. Inspirei-me na receita dele mas com algumas alterações, porque queria muito fazer um folar com puré de maça e com laranja! Mas, vamos á receita. Ingredientes: 700gr farinha s/fermento 150gr açucar 1 saqueta de 10 gramas de fermiplan Sumo e raspa de 2 laranjas 1 Colher de sopa bem cheia de manteiga Canela 150ml de leite morno 1 pitada de Sal 3 ovos + os ovos para cozer Puré de Maçã: - 5 maçãs pequenas descascadas e sem caroço - canela a gosto Cozer, escorrer e triturar com a canela Preparação: Comecei por cozer os ovos com casca de cebola para ficarem com a casca av

Tarte 2 Leites

Esta tarte surgiu de uma junção de ingredientes para dar uso a uma base de massa folhada. E que maravilha de combinação de sabores! Ficou deliciosa! Ingredientes: - 300 ml de leite soja sabor baunilha - 500 ml de leite meio gordo - 1 colher de sopa de creme vegetal - 5 colheres de sopa de açúcar branco - Tiras de casca de meio limão - Sumo de 1\2 limão - 4 ovos inteiros - 1 base de massa folhada - 1 colher de sobremesa de canela Comecei por adicionar a maizena aos leites até dissolver bem. Adicionei os restantes ingredientes envolvendo bem e levei ao lume até engrossar. Retirei as cascas de limão e verti o preparado sobre a massa folhada forrada em uma tarteira de vidro, com o papel vegetal. Levei ao forno cerca de 35 minutos a 190º até ficar bem douradinha. Deixei arrefecer bem, desenformei e levei ao frio. Fica cremosa, aromática e soberba acompanhada com uma bola de gelado e açúcar em pó. Bom apetite!