Avançar para o conteúdo principal

Tortellinis de Tofu e Espinafre

Andava com uma enorme vontade de fazer massa fresca, era algo já não fazia á anos e o meu filho nunca tinha comido massa fresca feita por mim. Aproveitei estas férias da escola para fazer um almoço com calma, só eu e ele e com um molho ao gosto dele. 

Para os Tortellinis:
  • 209gr farinha
  •  2 ovos
  •  Azeite (caso necessário)

Recheio:
  • Tofu
  • Espinafre
  • Água qb
  • Sal
  • Pimenta
Molho
  • Natas
  • Leite qb
  • Queijo
  • Ketchup
  • Orégãos 
Comecei por preparar o recheio dos Torellinis. Coloquei o tofu e o espinafres em uma picadora. Temperei com sal e pimenta e piquei. Como estava um pouco seco, adicionei um pouco de água e piquei até ficar uma pasta.
Numa bancada coloquei a farinha e fiz uma cova no meio. Coloquei os ovos e devagar comecei por ir juntando os ovos com a farinha até ficar uma massa maleável. Caso esteja muito seca, adicione um fio de azeite e amasse novamente. Eu não tenho máquina, pelo que tive de esticar a massa com o rolo da massa. Para quem tiver a máquina é bem mais fácil, e consegue fazer bem fininha e com mais facilidade. As minhas mãos não são as melhores, mas estique a massa o melhor que consegui.
Com ajuda de um copo, cortei aros de massa que recheei com o preparado de tofu.
( cuidado para não encher em demasia, para não correr o risco de rebentarem durante a cozedura).
Para moldar os tortellinis é bem fácil. Fecha-se a massa como der um rissol se tratasse, fechando bem e pressionando  os topos e por fim juntar "um bico" ao outro apertando bem.
Coloque um tacho com água e sal ao lume e deixe ferver, enquanto isso fiz o molho.
Em uma frigideira coloquei natas, fatias de queijo, sal e orégãos e em lume média fui envolvendo. Adicionei o Ketchup e deixei engrossar o molho, se não quiser muito espesso, adicione leite ou mais natas.
A massa fresca coze muito rápido (cerca de 3 minutos). Assim que a água ferver, coloque a massa e assim que começarem a boiar está cozida e pode retirar com uma escumadeira 
Coloque os tortellinis em um prato fundo, verta parte do molho e salpique com salsa picada.

Este molho "é uma gordisse", mas como o meu filho adora este tipo de molhos, fiz-lhe a vontade.
Pode servir com outro molho a seu gosto. Um pesto, molho de tomate caseiro ou até um molho com blue cheese. 
Sobrou um pouco do recheio dos Tortellinis, que vai ficar excelente como "patê" em uma torrada de pão de aveia ou até para servir de entrada com tostinhas!
Bom proveito!!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tranças de Iogurte

Massa de Levedação: - 200ml de leite morno - 1 colher de sopa de açúcar - 1 Pacotinho de fermiplan - 1 colher de sopa de farinha Junte todos os ingredientes, misture, cubra e deixe descansar 15 minutos. Massa: - 2 ovos - 100gr de açúcar - 80gr de margarina derretida - 600 gr de farinha T55 Coloque os ingredientes numa taça e envolva. Adicione a massa de levedação e misture novamente. Coloque a massa na máquina de fazer pão ( pode usar um robot de cozinha) e deixe mexer cerca de 10 a 15 minutos. Após esse tempo, deixe levedar durante 2 horas. Estique a massa com cerca de 3 centímetros com  a ajuda do rolo da massa. Corte várias tiras e faça tranças com elas. Coloque em tabuleiros forrados com papel vegetal e pincele com gema de ovo batida e salpique com açúcar e canela. Leve ao forno pré aquecido a 190º. No meu forno demoraram cerca de 30 minutos. Tudo dependerá da potencia do forno e do tamanho das tranças. Fofas e deliciosas!!  

Pão em forma de Bolo Inglês

Com vontade de lanchar um pãozinho quentinho, acabadinho de sair do forno...mas sem possibilidade de amassar a massa á mão, fui buscar a minha em velhinha máquina de fazer pão. Ela ajudou a amassar e a levedar, mas pode amassar á mão se preferir ou usar outro robot de cozinha. Ingredientes: 500gr de farinha T55 300ml de água morna 12gr de fermento de padeiro fresco 10gr de sal (usei grosso) Com a água morna, adicionei o fermento e envolvi bem. Cuidado com a temperatura da água, se tiver muito quente, pode "matar" o fermento. Coloquei a água na cuba da máquina, adicionei a farinha e o sal e deixei no programa amassar. Na minha máquina são 14 minutos. Findo esse tempo, deixei a massa levedar dentro da máquina cerca de 1 hora. Coloquei a massa numa forma  de bolo inglês enfarinhada  e levei ao forno pré aquecido a 200º. No meu forno cozeu em cerca de 45 minutos. Crosta crocante e um interior fofinho bem delicioso!

Folar e Folar de Maçã

      Folar é uma tradição na Páscoa, como o Bolo Rei no Natal ou as merendeiras no Dia dos Santos. São daquelas tradições tão boas e que não podem faltar á mesa nesses dias. Confesso que a última vez que fiz folares deve ter sido á uma década, mas este ano tinha mesmo de fazer. Pesquisei algumas receitas e queria uma receita fofinha e não aquele folar mais seco. Quando vi o folar do @paulo_rocha.77 fiquei com água na boca. Inspirei-me na receita dele mas com algumas alterações, porque queria muito fazer um folar com puré de maça e com laranja! Mas, vamos á receita. Ingredientes: 700gr farinha s/fermento 150gr açucar 1 saqueta de 10 gramas de fermiplan Sumo e raspa de 2 laranjas 1 Colher de sopa bem cheia de manteiga Canela 150ml de leite morno 1 pitada de Sal 3 ovos + os ovos para cozer Puré de Maçã: - 5 maçãs pequenas descascadas e sem caroço - canela a gosto Cozer, escorrer e triturar com a canela Preparação: Comecei por cozer os ovos com casca de cebola para ficarem com a casca av