Avançar para o conteúdo principal

Tarte de Limão Merengada

Se forem amantes de limão e querem um receita com aquele sabor pungente cítrico, esta é a receita ideal. Uma base crocante, um creme bem amarelinho bastante perfumado e uma "esponja" de claras no topo. Eu sou suspeita porque ADORO limão. Se és amante de limão como eu, vais delirar com esta tarte. Mas vamos á receita!

Massa quebrada
- 250g de farinha
- 125g de manteiga
- 1 ovo
- 65gr de açúcar
- 1 pitada de sal

Creme de Limão
- 4 gemas
- 4 claras
- 1\2 chávena de açúcar
- Sumo e Raspa de 2 limões grandinhos
- 1 colher de sopa bem cheia  de Amido de Milho
- 200ml de leite
- 1\2 chávena de água
- 90 gr de açúcar

Preparação da base:
 Coloque a farinha na bancada e abra uma cova. Disponha a manteiga nas bordas da farinha. Bata o ovo e coloque no centro. Espalhe o açúcar e o sal nas laterais. Envolva rapidamente os ingredientes com um raspador ou com as mãos até ficar uma massa lisa, faça uma bola, coloque pelicula e leve ao frio cerca de 30 minutos. Findo esse tempo, estenda a massa com a ajuda de um rolo da massa e coloque numa tarteira com fundo amovível forrando o fundo e as laterais. Leve ao forno a 180º cerca de 10 minutos.

Preparação do Creme:
Enquanto a massa está no forno, comece a preparar o creme.
Coloque todos os ingredientes em um tacho, EXETO AS CLARAS E 90GR DE AÇUCAR.
Mexa bem até estarem os ingredientes "ligados" e leve ao lume mexendo sempre com a ajuda de uma vara de arames. Assim que o creme esteja a engrossar deligue. Bata as claras em castelo com o açúcar, até ficarem bem firmes.
Verta o preparado do creme na tarteira e por cima do creme coloque colheradas do merengue. Pode alisar no fim ou formar alguns picos com a ajuda da colher.
Leve ao forno cerca de 15 minutos ou até o merengue ter a cor que desejar.
O meu merengue não ficou como eu idealizava porque abateu bastante, mas o sabor esse estava lá.
Não desenforme quente. O ideal é deixar arrefecer e levar ao frio durante umas horas ou durante a noite.
Eu sei, será difícil resistir mas esta tarte fresca é uma verdadeira tentação.




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tranças de Iogurte

Massa de Levedação: - 200ml de leite morno - 1 colher de sopa de açúcar - 1 Pacotinho de fermiplan - 1 colher de sopa de farinha Junte todos os ingredientes, misture, cubra e deixe descansar 15 minutos. Massa: - 2 ovos - 100gr de açúcar - 80gr de margarina derretida - 600 gr de farinha T55 Coloque os ingredientes numa taça e envolva. Adicione a massa de levedação e misture novamente. Coloque a massa na máquina de fazer pão ( pode usar um robot de cozinha) e deixe mexer cerca de 10 a 15 minutos. Após esse tempo, deixe levedar durante 2 horas. Estique a massa com cerca de 3 centímetros com  a ajuda do rolo da massa. Corte várias tiras e faça tranças com elas. Coloque em tabuleiros forrados com papel vegetal e pincele com gema de ovo batida e salpique com açúcar e canela. Leve ao forno pré aquecido a 190º. No meu forno demoraram cerca de 30 minutos. Tudo dependerá da potencia do forno e do tamanho das tranças. Fofas e deliciosas!!  

Pão em forma de Bolo Inglês

Com vontade de lanchar um pãozinho quentinho, acabadinho de sair do forno...mas sem possibilidade de amassar a massa á mão, fui buscar a minha em velhinha máquina de fazer pão. Ela ajudou a amassar e a levedar, mas pode amassar á mão se preferir ou usar outro robot de cozinha. Ingredientes: 500gr de farinha T55 300ml de água morna 12gr de fermento de padeiro fresco 10gr de sal (usei grosso) Com a água morna, adicionei o fermento e envolvi bem. Cuidado com a temperatura da água, se tiver muito quente, pode "matar" o fermento. Coloquei a água na cuba da máquina, adicionei a farinha e o sal e deixei no programa amassar. Na minha máquina são 14 minutos. Findo esse tempo, deixei a massa levedar dentro da máquina cerca de 1 hora. Coloquei a massa numa forma  de bolo inglês enfarinhada  e levei ao forno pré aquecido a 200º. No meu forno cozeu em cerca de 45 minutos. Crosta crocante e um interior fofinho bem delicioso!

Folar e Folar de Maçã

      Folar é uma tradição na Páscoa, como o Bolo Rei no Natal ou as merendeiras no Dia dos Santos. São daquelas tradições tão boas e que não podem faltar á mesa nesses dias. Confesso que a última vez que fiz folares deve ter sido á uma década, mas este ano tinha mesmo de fazer. Pesquisei algumas receitas e queria uma receita fofinha e não aquele folar mais seco. Quando vi o folar do @paulo_rocha.77 fiquei com água na boca. Inspirei-me na receita dele mas com algumas alterações, porque queria muito fazer um folar com puré de maça e com laranja! Mas, vamos á receita. Ingredientes: 700gr farinha s/fermento 150gr açucar 1 saqueta de 10 gramas de fermiplan Sumo e raspa de 2 laranjas 1 Colher de sopa bem cheia de manteiga Canela 150ml de leite morno 1 pitada de Sal 3 ovos + os ovos para cozer Puré de Maçã: - 5 maçãs pequenas descascadas e sem caroço - canela a gosto Cozer, escorrer e triturar com a canela Preparação: Comecei por cozer os ovos com casca de cebola para ficarem com a casca av