Avançar para o conteúdo principal

Pavlova




     Para uns adorada, para outros uma dor de cabeça. Quando comecei a fazer Pavlovas, poucos ou raros eram os clientes que sabiam o que era. Até o nome era difícil de pronunciar.
Hoje em dia já são bem conhecidas e uma sobremesa adorada por muitos.
Ela é nada mais do que um merengue estaladiço por fora, fofo no seu interior. A sua cobertura é imensa, basta dar asas á imaginação e cobrir o seu topo. Desde frutas variadas, chocolate e até cremes.
A Pavlova para mim é muito temperamental, e quando feita em estresse é como um molotof, que com a pressa de abrir o forno antes do tempo  pufff a sobremesa vai por água abaixo. Quando for fazer esta beleza, esteja calma(o), sem pressa e tudo correrá na perfeição. Se o forno for grande até pode fazer duas ao mesmo tempo.
É claro que pode fazer com menos claras, eu é que gosto delas grandes e vistosas!

Ingredientes:
10 claras
250gramas de açúcar (pode usar açúcar baunilhado)
2 c.sopa de vinagre de maçã
2c.sopa de amido de milho
Aroma de Baunilha

Preparação:
Comece por ligar o forno a 190º.
Num robot de cozinha (pode usar batedeira), bata as claras durante 10 minutos.
Assim que começar a criar bolhas, adicione o açúcar aos poucos sempre sem deixar de bater.
Findo esse tempo, desligue e adicione o amido e o vinagre, bata novamente o suficiente para incorporar.
Em um tabuleiro coloque papel siliconizado ou vegetal e faça um circulo do tamanho que pretende  que seja a Pavlova. Vire o papel com a parte marcada para baixo.
Coloque a massa na zona do circulo, de maneira a que deixe uma pequena cova no meio.
Leve ao forno e baixe imediatamente a temperatura para 120º.
Deixe assar por cerca de 1 hora e meia. Após ela estar lisa e crocante por fora, desligue o forno e deixe-a arrefecer no interior. O ideal é fazer a "montagem" apenas no dia seguinte, para a Pavlova estar bem fria e crocante.
No topo deste belo merengue coloque natas batidas e cubra com fruta da sua preferência.
Para a fruta ficar fresca durante mais tempo e bonita, use napage.

Exemplos maravilhosos :
- Morangos, mirtilos, framboesas e amoras, com fios de ovos
- Pera rocha em calda com caramelo salgado
- Muitos chocolates (todas as lambarices que desejar), m&ms, coockies, malteser, oreo
Dê asas á imaginação e delicie-se! 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tranças de Iogurte

Massa de Levedação: - 200ml de leite morno - 1 colher de sopa de açúcar - 1 Pacotinho de fermiplan - 1 colher de sopa de farinha Junte todos os ingredientes, misture, cubra e deixe descansar 15 minutos. Massa: - 2 ovos - 100gr de açúcar - 80gr de margarina derretida - 600 gr de farinha T55 Coloque os ingredientes numa taça e envolva. Adicione a massa de levedação e misture novamente. Coloque a massa na máquina de fazer pão ( pode usar um robot de cozinha) e deixe mexer cerca de 10 a 15 minutos. Após esse tempo, deixe levedar durante 2 horas. Estique a massa com cerca de 3 centímetros com  a ajuda do rolo da massa. Corte várias tiras e faça tranças com elas. Coloque em tabuleiros forrados com papel vegetal e pincele com gema de ovo batida e salpique com açúcar e canela. Leve ao forno pré aquecido a 190º. No meu forno demoraram cerca de 30 minutos. Tudo dependerá da potencia do forno e do tamanho das tranças. Fofas e deliciosas!!  

Folar e Folar de Maçã

      Folar é uma tradição na Páscoa, como o Bolo Rei no Natal ou as merendeiras no Dia dos Santos. São daquelas tradições tão boas e que não podem faltar á mesa nesses dias. Confesso que a última vez que fiz folares deve ter sido á uma década, mas este ano tinha mesmo de fazer. Pesquisei algumas receitas e queria uma receita fofinha e não aquele folar mais seco. Quando vi o folar do @paulo_rocha.77 fiquei com água na boca. Inspirei-me na receita dele mas com algumas alterações, porque queria muito fazer um folar com puré de maça e com laranja! Mas, vamos á receita. Ingredientes: 700gr farinha s/fermento 150gr açucar 1 saqueta de 10 gramas de fermiplan Sumo e raspa de 2 laranjas 1 Colher de sopa bem cheia de manteiga Canela 150ml de leite morno 1 pitada de Sal 3 ovos + os ovos para cozer Puré de Maçã: - 5 maçãs pequenas descascadas e sem caroço - canela a gosto Cozer, escorrer e triturar com a canela Preparação: Comecei por cozer os ovos com casca de cebola para ficarem com a casca av

Charlotte de Coco

A charlotte é uma sobremesa moldada e cilíndrica com cerca de 10 cm de altura, feita com uma base de biscoitos Champagne ou fatias de pão ou de um pão de ló, cujo centro é guarnecido com frutas e creme. Mesmo sendo umas das sobremesas mais populares da França, a Charlotte é uma sobremesa de origem inglesa. Inventada no início do século XIX, em homenagem à esposa do rei George III, a princesa Charlotte, avó da rainha Vitória. Ingredientes: - 3 embalagens de palitos de champagne - 400ml de natas frescas - 1\3 de uma lata de leite condensado (usei do Lidl) - 1 iogurte proteico de coco (usei do Lidl) - 7 folhas de gelatina - 150 gr de coco ralado - 1 caneca de leite morno ( aromatizei com baunilha) Preparação: Forrei uma forma de aro amovível com 22 cm de diâmetro, com papel vegetal. Fundo e laterais. Cortei uma das pontas arredondadas dos palitos e reservei-as. Passei cada palito pela mistura de leite e fui forrando as laterais e o fundo da mesma. Coloquei as folhas de gelatina em água fr