Pota á Lagareiro. Um prato tão português!
Sim, ok, normalmente é feito com polvo! Mas eu sempre fiz com pota. Como costumo dizer Pota é um primo do Polvo, por isso é tão saboroso e versátil como ele, e ainda com a benesse de ser mais barato. Sim porque nos dias que correm, quase que é preciso deixar um rim no supermercado. Mas....isso são outros quinhentos.
Estas imagens são do meu antigo blog, mas esta receita é algo que eu sempre fiz desta forma.
Vamos mas é á receitinha!
Ingredientes:
- Tentáculos de Pota
- Sal
- Pimenta
- Azeite
- Batatas
- Alho
- Louro
Preparação:
Uma preparação super fácil e que culmina com um sabor maravilhoso!!
Normalmente nesta receita uso dois tabuleiros distintos. Um para as batatas e outro para a Pota.
Lave muito bem batatas médias a pequenas e com a casca pique-as com a ajuda de um garfo. Coloque-as em um tabuleiro e regue-as com azeite, bastante sal e pimenta. Mexa as batatas para que os sabores se liguem bem. No outro tabuleiro, coloque os tentáculos de Pota, regue generosamente com azeite, tempere com sal, pimenta e folhas de louro, envolvendo bem.
Leve ao forno a 180º cerca de 60 minutos. A meio do tempo, retire do forno o tabuleiro das batatas e "esmurre" as batatas ligeiramente. Eu normalmente uso 2 colheres que pressiono sobre a batata.
De a volta ás batatas e caso acha necessário, coloque mais um fio de azeite.
Opcional: Eu como sou muito "azeiteira", gosto de colocar um caçarola ao lume com azeite e bastante alho, que na altura do empratamento rego as batatas e a Pota. Salpico com um pouco de salsa e normalmente acompanho com umas belas migas de feijão frade.
Minhas Memórias - http://chocolatemorno.blogspot.pt
Comentários
Enviar um comentário