Avançar para o conteúdo principal

Ghoque com Faláfel

    Esta receita não têm quantidades. Foi " feita a olho". Raramente verão por aqui receitas com medidas a não ser que sejam sobremesas. Cozinhar é isso mesmo! Brincar a juntar ingredientes. Provar daqui e dali até que o produto final no maravilhe as papilas gustativas!

   Esta receita é isso mesmo, porque por vezes não nos apetece, nem carne, nem peixe fazemos algo diferente! Podemos considerar que fica uma receita vegetariana e bem leve! Fiz á pouco tempo hambúrgueres de grão e aproveitei para moldar alguns em formato Faláfel. Não são os verdadeiros, mas sim a minha versão que vou alterando conforme os ingredientes de desponho no momento.

Nhoque ou Ghoque é fácil de fazer, coze bastante rápido e dá para fazer vários pratos ou até mesmo saladas frias.

  Para o Ghoque:

- Batatas

-  Ovo

- Farinha

- Sal e pimenta q. b

Cozer as batatas, escorrer bem e reduzir a puré. Deixar arrefecer ligeiramente. Adicionar o ovo mexendo sempre, tempere com sal e pimenta e adicione a farinha aos poucos até ganhar o ponto. Faça finos cilindros com a massa e corte o tamanho que pretender. Pode passar os pedaços de massa pela ponta de um garfo para ganhar forma (opcional).
Coloque um tacho ao lume com água e sal. Quando ferver coloque os gnocchi. Assim que vierem ao de cima, pode retirar e reservar ou servir de imediato. 
A quantidade de gnocchis, terá a ver com a quantidade de batatas e o tamanho das mesmas. Caso faça quantidade a mais, pode sempre colocar em um tabuleiro, congelar e depois é só colocar num saquinho e usar quando pretender.

Para o Faláfel :

- Grão de bico cozido

- Cebola picada

- Salsa, pimenta, oregãos e sal q.b

- Alho q.b

- Azeite

- Farinha de aveia

Misture todos os ingredientes numa picadora á exceção da farinha. Adicione as farinha no fim, e aos poucos. Misture até ficar com consistência de moldar.
Com esta receita pode fazer faláfel´s ou hambúrgueres. Depende do formato que os molda.


Neste prato, fiz um refogado com cebola alho e tomate. Adicionei os gnocchis e os faláfel. Temperei com salsa picada e pronto. Ficou pronto  a servir!




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tranças de Iogurte

Massa de Levedação: - 200ml de leite morno - 1 colher de sopa de açúcar - 1 Pacotinho de fermiplan - 1 colher de sopa de farinha Junte todos os ingredientes, misture, cubra e deixe descansar 15 minutos. Massa: - 2 ovos - 100gr de açúcar - 80gr de margarina derretida - 600 gr de farinha T55 Coloque os ingredientes numa taça e envolva. Adicione a massa de levedação e misture novamente. Coloque a massa na máquina de fazer pão ( pode usar um robot de cozinha) e deixe mexer cerca de 10 a 15 minutos. Após esse tempo, deixe levedar durante 2 horas. Estique a massa com cerca de 3 centímetros com  a ajuda do rolo da massa. Corte várias tiras e faça tranças com elas. Coloque em tabuleiros forrados com papel vegetal e pincele com gema de ovo batida e salpique com açúcar e canela. Leve ao forno pré aquecido a 190º. No meu forno demoraram cerca de 30 minutos. Tudo dependerá da potencia do forno e do tamanho das tranças. Fofas e deliciosas!!  

Pão em forma de Bolo Inglês

Com vontade de lanchar um pãozinho quentinho, acabadinho de sair do forno...mas sem possibilidade de amassar a massa á mão, fui buscar a minha em velhinha máquina de fazer pão. Ela ajudou a amassar e a levedar, mas pode amassar á mão se preferir ou usar outro robot de cozinha. Ingredientes: 500gr de farinha T55 300ml de água morna 12gr de fermento de padeiro fresco 10gr de sal (usei grosso) Com a água morna, adicionei o fermento e envolvi bem. Cuidado com a temperatura da água, se tiver muito quente, pode "matar" o fermento. Coloquei a água na cuba da máquina, adicionei a farinha e o sal e deixei no programa amassar. Na minha máquina são 14 minutos. Findo esse tempo, deixei a massa levedar dentro da máquina cerca de 1 hora. Coloquei a massa numa forma  de bolo inglês enfarinhada  e levei ao forno pré aquecido a 200º. No meu forno cozeu em cerca de 45 minutos. Crosta crocante e um interior fofinho bem delicioso!

Folar e Folar de Maçã

      Folar é uma tradição na Páscoa, como o Bolo Rei no Natal ou as merendeiras no Dia dos Santos. São daquelas tradições tão boas e que não podem faltar á mesa nesses dias. Confesso que a última vez que fiz folares deve ter sido á uma década, mas este ano tinha mesmo de fazer. Pesquisei algumas receitas e queria uma receita fofinha e não aquele folar mais seco. Quando vi o folar do @paulo_rocha.77 fiquei com água na boca. Inspirei-me na receita dele mas com algumas alterações, porque queria muito fazer um folar com puré de maça e com laranja! Mas, vamos á receita. Ingredientes: 700gr farinha s/fermento 150gr açucar 1 saqueta de 10 gramas de fermiplan Sumo e raspa de 2 laranjas 1 Colher de sopa bem cheia de manteiga Canela 150ml de leite morno 1 pitada de Sal 3 ovos + os ovos para cozer Puré de Maçã: - 5 maçãs pequenas descascadas e sem caroço - canela a gosto Cozer, escorrer e triturar com a canela Preparação: Comecei por cozer os ovos com casca de cebola para ficarem com a casca av